sexta-feira, novembro 24, 2006

Francisação


Bom, volto a escrever um pouco mais. Agora escreverei sobre as aulas de francisação.
Como sabem, chegamos em setembro e esperávamos fazer a francisação o mais rápido possível Nos inscrevemos ao curso e fizemos nossa avaliação com uma funcionaria de Montreal. Ela nos entrevistou e nos fez escrever um texto. Pelo que ela falou já estaríamos no avançado e seria bem provável que começássemos em 1° de novembro, pois a fila de espera para esse nível era menor. Ok, pensávamos que em novembro começaríamos e estaria tudo tranquilo. Aguardamos a carta de chamada e ... ela não chegou...
Ligamos para o serviço em Montreal e a funcionária nos informou que a fila de espera em Sherbrooke era de 3 meses. Putz, estragou tudo que pensamos, pois nos inscrevemos para aprender o francês e também para economizar uma grana.
Bom, conversamos com outros brasileiros que chegaram há dois ou três meses e também não foram chamados. Moral da historia: niguém sabe quanto tempo vai esperar para começar as aulas de francisação.
Mas, onde uns vêem tragédia outros enxergam oportunidades... E foi nisto que pensamos. Para não perder mais tempo nos inscrevemos no Saint-Michel para começar nossas aulas.
Olhando para trás e vendo nossa situação lhes digo, a título de depoimento, que me prepararia para ficar 6 meses sem ganhos e me inscreveria diretamente no Saint-Michel. Por que? Porque em geral, não quer dizer que isso é regra, mas muitas pessoas que saem da francisação do Cégep vão depois para Saint-Michel. E também outra coisa que o professor falou é que o curso de francisação do Cégep é do ministério de imigração e a francisação do Saint-Michel do ministério da educação. Sem contar que assim, você pode começar a estudar logo que chega e não ficar dependendo da famosa carta...
Minha opinião! A responsabilidade de fazer Cégep ou Saint-Michel é sua, mas dou meu depoimento para você saber.
Comecei as aulas nesta segunda, a Ale começará em dezembro. Meu medo agora é de apreender mais espanhol do que francês ou sair daqui com um grande sotaque hispânico o que chamo de “espancês”. Oui, c'est vrai! Todos os lugares que você for frequentar em francisação você irá encontrar entre 80 a 90% de hispânicos É provável que você e mais algum sérvio, romeno ou afegão completem o restante de lugares disponíveis. Pode ser um problema se você olhar de primeira ou uma oportunidade de conhecer outras pessoas. Depende de você. Pode ser bom ou ruim, vai ser você que fará disto uma oportunidade ou um problema.
As aulas funcionam assim: entramos 08:15 vamos ate 09:50 e voltamos 10:05 e depois saímos para o almoço as 11:40. Almoço aqui é você que traz de casa. Pode comprar se quiser mas são $3,50 dólares por dia, ai é só fazer as contas e ver se compensa. Voltamos 12:40 e vamos até 14:10, depois voltamos 14:25 e saímos as 16:10.
É um intensivo forte, mas as aulas são tranquilas, o que ajuda e muito, principalmente porque você verá diferentes sotaques em ação e quem sabe o professor lhe dará uma aula de quebecois.
Bom é isso, como falei, é a minha realidade e serve para vocês terem uma ideia do que pode esperar vocês aqui.

3 Comments:

At 12:36 PM, Blogger Marcelo said...

Bem legal...
Otavio e Alessandra, nós somos o casal que viajará com a Débora e o marido em fevereiro.
Somos do Centre-Québec...
Esse curso Saint-Michel é pago né? Qual o custo dele?
Obrigada!
Boa sorte para vocês!

 
At 12:02 PM, Anonymous Anônimo said...

Estou conhecendo agora o blog de vcs e adorei. Boa sorte e continuem com a postura positiva que vcs tem.
Abraço
Carol e Ênio

 
At 11:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá Octavio,

Que boa as noticias!!! gostamos demais qdo postam!!!

Abraços

 

Postar um comentário

<< Home