quarta-feira, dezembro 27, 2006

Entao foi Natal...


Pois é! Nosso primeiro Natal mais perto do pólo norte...
Sempre ficávamos pensando como seria passar o Natal longe da família, afinal a reuniao familiar é o mais importante nessa época... É claro que dá aquela dorzinha quando você fala com eles no dia e deseja Feliz Natal. Mas, em geral, foi mais fácil do que imaginávamos. Pensamos muito em todos, mas com alegria! Pensamos o quanto aproveitamos bem o tempo em que ficamos juntos e como temos lembranças bonitas e a certeza que eles estao bem, nos amando e torcendo por nós! E viva o Skype e o MSN!!!!
Participamos de uma linda festa com cerca de trinta brasileiros que estao aqui. Tenho certeza que o fato de estarmos com várias pessoas diferentes, conversando, rindo, cantando e falando bobagem nos ajudou a passarmos muito bem por essa "prova". Pessoas agradáveis, comida ótima e, principalmente, crianças - o toque mágico de uma verdadeira noite de Natal! E essas crianças foram mesmo mágicas. Eu lembro que acreditava e esperava pelo Papai Noel quando pequena, mas nao lembrava do quanto isso era mágico. Ver os "neo-québecoizinhos" com os olhos brilhando, emocionados, abraçando e beijando o Papai Noel nao tem preço! Foi uma das cenas mais bonitas que já presenciei.
E ver esse Papai Noel que tanto gosta de crianças, mas que pensava nao ter jeito com elas, ser tao bem recebido foi igualmente especial!
Em resumo, uma experiência bonita e totalmente diferente para nós!
A propósito, será que vocês reconhecem esse Papai Noel aí abaixo, entre o Cristiano, o Luis e a Simone?????

Ho Ho Ho

sábado, dezembro 02, 2006

O Dinheiro – I

Tai um assunto que estressa, que pode fazer você ficar triste ou feliz até um determinado ponto, é a besta do apocalipse. Bom, quanto se gasta durante a instalação e os meses seguintes são coisas que variam de pessoa para pessoa, grupos de imigrantes para grupos de imigrantes, de países para países.

Antes se você desejar saber mais ou menos os custos do processo você poderá dar uma olhada neste tópico em que a Walkiria e o Paulo postaram aqui, tem algumas variantes com relação aos preços por conta do dólar e também por conta das taxas, mas já é um começo.

Começarei nesta primeira parte, pelos custos um pouco antes da partida até chegar na cidade desejada.

  • Seguro: Pode ser encontrado em varias faixas de preço, o importante é fazê-lo pela duração de 3 meses, já que o seguro de saúde do governo começa a valer a partir de 3 meses. Os preços variam entre 300,00 a 600,00 reis por pessoa e variam de acordo com onde se contrata e o que se quer que cubra.

  • Malas: São variáveis e são um caso a parte. Tão importantes antes de ir, logo após o estabelecimento viram elefantes brancos que ocupam muitos espaços em seus armários. É importante seguir o padrão estabelecido pela Air Canada. Podem custar de 80,00 a 160,00 (depende da promoção que se pega). Em conversa com a Fernanda e o Marcelo eles falaram que teve uma imigrante que não levou malas, mas sim caixas de papelão. Melhores ou piores não sei, vai de você julgar. Ah, você pode se perguntar porque não vendê-las após a chegada, bom você poderá chorar com os preços das malas aqui, é muito barato. Ah! você pode levar 32 kg nas 2 malas despachadas e mais 10kg nas duas malas de mão. Usei esta opção e digo que para mim foi um pouco sofrido carregar 20 kgs nas mãos. Você pode usar a opção de despachar mais uma mala de 32kg pagando $100,00 doláres a mais. Isto são as regras hoje, mas podem mudar. Avalie e veja o que vale a pena para você.

  • Passagens: Esta parte pode te deixar louco se você quer ir logo, principalmente porque não tem mais a Varig e quem ia antes para o Japão via EUA agora usam o Canadá, pelo visto ser mais fácil. Isso acarretou em mais gente viajando pela Air Canada e maior a fila de espera, fazer o quê! Bom, as passagens são bem variáveis e dependem da época que você vai, se você comprar a passagem só de ida ou a de volta, as vezes sai mais barato. Enfim, depende principalmente se você vai reservar a passagem sem saber quando o seu visto chega. Importante é não emitir de imediato porque após a emissão se você quiser trocar a data, primeiro você terá que ver se tem vaga e após pagar $100,00 doláres pela reemissão. Converse bem com sua operadora sobre isso. Valor? Pode ser entre 900,00 a 1100,00 doláres ou mais, ninguém sabe. Escrevo sobre esses valores se você vem de São Paulo a Montreal, depois é só juntar o valor de sua cidade até São Paulo. Se você não quer ter trabalho em São Paulo despache suas malas direto para Toronto, até porque a fila para quem já despachou suas malas em São Paulo é menor.

  • Empacotando a Mala: Bom antes de embarcar existem serviços nos aeroportos para plastificarem suas malas, não é necessário mas as companhias reembolsam você mais rápido se você empacotou as malas. Isso é um tipo de seguro de sua mala. Você avalia, não aconteceu nadas com as nossas malas, mas resolvemos usar este serviço. Em Curitiba é R$15,00 por mala.

  • Transporte: Bom, depois de passar horas em viagem você chega em seu aeroporto final. Chega a hora de ir para sua cidade destino. Para vir a Sherbrooke temos três opções: Ônibus, locar um carro ou pedir para um grande amigo vir te buscar. (Muito, mas muito Obrigado mesmo ao Martin, que nos levou de Montreal a Sherbrooke).

Ônibus: Custa $51,34 doláres por pessoa e vem de hora em hora. Tem mais o custo do ônibus que sai do aeroporto e para no terminal central de Montreal, este infelizmente não sei. Ah não esquecer de somar mais 13,5% de impostos.

Locar carros: Custa entre $50,00 a mais, depende do carro, por dia mais impostos.

Amigão: Se ele estiver de bom humor só vai te cobrar o estacionamento, dependendo do tempo que ele te aguardar: $25 doláres por duas horas. Mas se ele cobrar a gasolina, que é justo, custará mais 0,94 doláres por litro, mais impostos e a distancia de Sherbrooke a Montreal é de 120 km.

Bem, hoje fico por aqui.